Porque cachorro come grama? 

Porque cachorro come grama? 

Quando um cachorro come grama, imediatamente surge a preocupação, “se está tudo bem?” Porque ser dono de um pet é entregar amor e querer cuidar da melhor maneira, e precisa buscar conhecimento de como cuidar destes.

Além de que, a maioria dos cãezinhos aprontam algumas peripécias, é possível que seja algo simples ou não. Entender o porque cachorro come grama precisa ser esclarecido para entender se é motivo de preocupação ou não.

Para descobrir e se orientar permaneça nesta leitura e saiba como solucionar.

Porque cachorro come grama   

Primeiramente, o porque do cachorro comer grama pode ter várias causas, não há um diagnóstico único.

Entretanto, pode variar entre causas comuns a diagnósticos que requerem cuidados veterinários específicos. Vamos inicialmente, esclarecer que cachorro come grama porque muitos gostam do sabor das gramíneas ou ainda pode ser por alguma irritação intestinal.

Se for por apreciar o sabor, é importante dar vermífugos para prevenir vermes comuns à terra, e que podem gerar outras doenças no cãozinho.

Se for por desequilíbrio na flora intestinal do cachorro, as gramas podem auxiliar na limpeza e reequilíbrio intestinal de três formas. Acompanhe os benefícios abaixo. 

Benefícios da Grama no Trato intestinal do cachorro

As gramas ou gramíneas apresentam alguns benefícios que auxiliam o reequilíbrio do trato intestinal, de diversas maneiras como:

  1. Melhoria da digestão: A grama por conter fibras, melhora o processo digestivo, favorecendo a regulação do intestino, seja com diarréia ou fezes ressecadas ou outras espécies de cólicas gastrointestinais.
  2. Aliviando dores intestinais por vômito: algumas substâncias das gramas causa irritação no estômago do cãozinho e assim limpa o intestino, aliviando dores e desconfortos.
  3. Enriquecendo a dieta: a grama tem vitaminas como, A, E e K que são essenciais para o desenvolvimento da visão e o crescimento saudável. Podendo adicionar ração específica com estas vitaminas.

Porém, existem alguns casos que necessitam de atenção especial e serão esclarecidos na próxima seção. 

Atenção- este hábito pode precisar de cuidados

cachorro come grama
Cachorro comendo grama

Quando o hábito de comer gramas surgir ou apesar de já ser uma prática, vier acompanhado de outros sintomas é importante ter atenção.

Sendo que, dentre os outros sintomas principais que precisam de atenção e cuidado específico, destacam-se alguns que são:

  • Perda de apetite;
  • Fadiga;
  • Prostração;
  • Diarréias constantes.

São sintomas que pedem uma atenção especial, medicação e a orientação de um profissional veterinário para verificar se há uma doença ou algo que precise de medicamentos específicos.

Possíveis diagnósticos desta prática

É muito importante ter este zelo com o cachorro que come grama porque o desenvolvimento e a vida do pet dependem destes cuidados e acompanhamento.

Alguns possíveis diagnósticos para o cachorro que come grama podem ser disfunções como:

  • Distensão Gástrica;
  • Desidratação;
  • Cólicas Intestinais;
  • Verminoses;
  • Má nutrição.

Grande parte destes desequilíbrios podem ser resolvidos com boa alimentação, e alguns cuidados essenciais. 

Cuidados para o cãozinho que come grama 

Para garantir que a saúde do cachorro que come grama está em equilíbrio, selecionamos os melhores conselhos para este cuidado.

É essencial que o cachorro utilize um vermífugo para combater os possíveis parasitas e vermes. Assim, evitando várias doenças.

Alimentação adequada e equilibrada fornece os componentes necessários para o desenvolvimento, crescimento e nutrição adequada. Escolhe sempre a ração para o peso correto do seu cachorro.

Passeie com o cachorro, fazendo caminhadas regulares, contribuindo para a saúde do cachorro que come grama, auxiliando no processo digestivo. 

Diante de alterações, busque auxílio de um médico veterinário, identificando e tratando do seu pet.

Lembrando que cachorro comer grama pode ser saudável e natural, o importante é acompanhar os demais sintomas.

Gostou deste conteúdo, deixe seu comentário. E se precisar de rações com bons valores e entrega rápida entre em contato conosco!