Ração úmida x ração seca: qual é a melhor para o seu pet?

Ração úmida x ração seca: qual é a melhor para o seu pet?

Todo tutor quer oferecer o melhor ao seu pet, não é mesmo? Isso porque o oferecimento de um alimento de qualidade é imprescindível para a saúde dele. Por isso, é fundamental entender as diferenças entre a ração úmida e a ração seca e a partir disso, definir como alimentar o cachorro e/ou gato

Com o objetivo de te ajudar na escolha, nós preparamos um post onde trataremos informações sobre qual a melhor ração. Gostou? Então, confira o conteúdo!

Ração úmida

Se tem uma característica principal da ração úmida é a sua alta palatabilidade, ou seja, é um alimento que os pets amam comer, porque são muito agradáveis ao paladar deles.

Além disso, como é um alimento que é produzido com mais líquido, passa a ser uma opção indicada para pets que não costumam tomar muita água e/ou que vivem em locais quentes, o que ajuda a evitar problemas nos rins.

A ração úmida também é uma opção indicada para os filhotes que estão em processo de desmame, porque ela tem todos os nutrientes que eles precisam com uma textura maleável o que possibilita aos pets começarem a comer uma alimentação sólida.

No caso dos felinos, a ração úmida é uma boa aposta, porque eles tendem a tomar menos água e isso faz com que eles apresentem problemas no trato urinário ou doenças renais e esse tipo de alimento vai contribuir evitando esse tipo de situação.

Ração seca

A ração seca, por sua vez, é a preferida dos tutores, porque ela é mais fácil de ser encontrada no mercado e tem uma durabilidade alta. Outro ponto positivo é que a ração seca ainda age promovendo a limpeza dos dentes enquanto os cachorros estão comendo e isso faz com que a presença de tártaro nos dentes seja reduzida.

Outra vantagem da ração seca é que ela é fabricada com o objetivo de atuar combatendo o tártaro, problema que é muito comum em cães, e que pode fazer com que eles fiquem com dentes fracos, apresentam perda óssea ou fiquem com a gengiva retraída. 

Há quem diga que a ração seca não é indicada para pets mais idosos, porque ela é “dura” e eles têm problema para mastigar, mas isso não é verdade, porque já tem ração seca desenvolvida para cachorros com idade avançada. 

Afinal, qual é a melhor opção para o seu pet?

Agora que você já entendeu as diferenças entre a ração úmida e a ração seca, com certeza o seu objetivo é saber qual a melhor ração, porque ambas trazem benefícios para o seu pet.

A escolha ideal é fundamental, porque somente assim o seu animal de estimação terá a nutrição adequada para que todas as suas necessidades fisiológicas sejam atendidas. Com isso, ele vai ser capaz de ser um bichinho saudável e sempre estar feliz.

Para escolher a melhor ração, a orientação é considerar qual é a que oferece maior palatabilidade, que é fabricada com ingredientes naturais e livre de aromatizantes artificiais e corantes e que tem em sua composição propriedades antioxidantes.

Além disso, é necessário ainda observar quais são as necessidades do pet, porque um filhote tem necessidades diferentes de um cão ou gato adulto ou já idoso.

Por isso, independentemente da ração úmida ou da ração seca, é preciso considerar a faixa etário do animal, mas sem deixar de lado o porte que ele possui, porque quanto maior o animal for, mais nutrientes ele precisará ter.

O fato é que os dois tipos de ração podem ser usados, porém em potes separados e tudo de forma balanceada.

Veja também: Qual a melhor ração para cachorro? Tudo o que você precisa saber

Onde encontrar as melhores rações em BH?

Agora que você já sabe como escolher entre ração úmida e ração seca e de entender que as duas podem ser usadas de acordo com a necessidade, é preciso recorrer a ABC da Ração, porque nós temos as melhores opções de ração em BH. Aposte!